Pós-graduado em Sociologia do Emprego e licenciado em Sociologia pelo ISCTE.
É, desde 2012, Diretor de Serviços de Estatísticas da Educação na Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência. Até essa altura esteve no Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação, onde foi Diretor-adjunto (2010-2012) e Diretor de Serviços de Estatística (2007-2010). Anteriormente tinha sido Diretor executivo do OSIC (2004 a 2007) coordenador da área de observação das empresas no OCT e na UMIC (2001 a 2003) e investigador no CIES/ISCTE (1998 a 2001).
É vogal do Conselho Superior de Estatística, tendo, entre 2011 e 2017, sido Presidente do Grupo de Trabalho sobre Estatísticas da Educação e Formação. É representante nacional em diversos grupos da Comissão Europeia, do Eurostat, da OCDE e da OEI. Participou em diversos projetos internacionais, dos quais se destacam as funções de National Projet Manager nos projetos TALIS 2018, TALIS 2013 e Learning to Learn, de Nacional Data Manager no TALIS 2008 e de National Co-ordinator no Education Policy Outlook.
Assegurou a coordenação técnica de diversas publicações estatísticas e a coautoria de publicações, artigos e relatórios científicos sobre a educação e a sociedade da informação, dos quais se destacam: Jovens no Pós-Secundário (Coord.); Criação de ambientes de ensino e aprendizagem eficazes (coord.); Estudantes à Saída do Secundário (Coord.); Mais escolaridade – realidade e ambição: Estudo preparatório do alargamento da escolaridade obrigatória, com Luís Capucha; “A Sociedade da Informação e a Desigualdade: Um Retrato Português” e “Formação em TIC na Administração Pública”, ambos com Roberto Carneiro; Manual de Lisboa: Discussão dos quadros teóricos e metodológicos para a produção de indicadores sobre a SI e Treading the Path to the Information Society, ambos com João Trocado da Mata.
Tem apresentado diversas comunicações sobre indicadores e metodologias de observação da SI e da educação em Portugal e no estrangeiro.